Completou-se ontem um ano que finalmente ganhei coragem para começar a concretizar algo que desejava há muito tempo.
Por motivos vários, há mais de vinte e um anos, perdi o contacto com a quase totalidade das pessoas com quem convivia no meu dia-a-dia, até então.
Havia colegas, amigos e grandes AMIGOS. De todos me perdi. A todos perdi o rasto e tinha saudades. De algumas pessoas tinha tantas saudades que até doía!
Há uns seis anos decidi que tinha que fazer alguma coisa para mudar isto. Tinha que encontrar pelo menos algumas dessas pessoas. Mas o tempo foi passando, o corre-corre da vida e alguma falta de coragem e receio de como me receberiam, fez-me adiar essa busca.
Entretanto, há uns quatro anos, passei por uma experiência muito dolorosa. Tão dolorosa que cheguei a questionar se sobreviveria a ela. Como naqueles filmes em que o personagem passa por uma experiência de quase morte, também eu reavaliei a minha vida passada. Pensei em tudo o que era importante para mim, em tudo o que alguma vez tinha sido importante para mim e percebi que tinha mesmo que procurar algumas destas pessoas, nem que fosse a última coisa que eu fizesse. Na altura não estava em condições de o fazer, mas agarrei-me a essa ideia e foi mais uma coisa que me ajudou a não me deixar ir. Lutei por sobreviver e ultrapassar aquela fase, aqueles problemas, não só pela minha família mas também para poder vir a procurar estas pessoas. Podia até nem ser bem recebida, mas pelo menos tinha que tentar. Não podia morrer sem tentar!
Fez ontem um ano procurei contactar uma dessas pessoas. Procurei o nome nas Páginas Brancas na Internet e encontrei. Muito a medo, muito a tremer, telefonei e acertei. Fui muito bem recebida e isso encorajou-me a continuar.
Faz hoje um ano procurei mais uma destas pessoas, pelo mesmo método. Deu um pouco mais de trabalho porque tive que procurar em várias localidades e não acertei à primeira. Mas também consegui e também fui muito bem recebida.
Através dessas pessoas e de outras que fui encontrando quase por acaso, consegui encontrar a maioria das pessoas com quem tinha perdido o contacto por aquela altura.
Só bastante mais tarde, já em Abril deste ano, consegui reencontrar pessoas com quem tinha perdido o contacto há muito mais tempo, trinta e três anos.
Faziam-me muita falta estas pessoas. À medida que o tempo ia passando ia sentindo cada vez mais o vazio deixado pela ausência delas. A saudade doía como uma enorme ferida no peito.
É como se tivesse recuperado pedaços de mim própria.
Sou uma felizarda porque todos me receberam bem.
Suponho que isso tem a ver com a pessoa que sou e que fui e com a memória que lhes deixei. Fico contente por lhes ter deixado boas memórias.
Espero nunca mais perder o contacto com as pessoas de quem gosto. Mas se isso acontecer espero que me procurem. Posso estar a precisar de amigos e não ter forças para os procurar. Serão tão bem recebidas como me receberam a mim.
Bem Hajam amigos!
18 comentários:
Deixaste-me emocionada!
Que bons sentimentos fluem nestas tuas palavras.... a verdade é que os amigos fazem tudo valer a pena...
E se te receberam bem, foi precisamente pelo que disseste... porque se lembravam ainda de ti com carinho e com um sorriso.
Continua a distribuir sorrisos...cedo ou tarde eles voltam para ti :)
Beijinhos e Parabéns!
Fico muito feliz por ti querida. Tu mereces.
Temos de ter coragem. :)
O que mais me assusta nesse tipo de encontros é que, depois de tanto tempo, nós já não somos os mesmos e, com excepção das memórias, pouco temos em comum...
Porém, contigo parece que funcionou muito bem, portanto, parabéns.
Passei pra te desejar um domingo de muitas bençãos.
beijooo.
Que bom...:)...separamo-nos de tantas pessoas importantes na nossa vida, pelas rotinas diferentes ou pela distância...o que é uma perfeita estupidez...fizeste muito bem em ir em frente e tentar reencontrá-los...:)
bjs
Sei do que estás a falar e espero saber e estar a tempo de fazer o que tu fizeste.
Só em Janeiro criei o primeiro blog e já quase tinha esquecido como libertar o que sentia.
O meu abraço sincero e carinhoso
Parabéns pela tua persistência e coragem!
Só podias ser bem recebida, que é que consegue tratar-te mal?
Um ganda beijo e força para tudo! Conta comigo para o que precisares, sempre.
Um beijão.
Z
Fico feliz por ti...
Nós temos um grupo de amigos que com os anos se dispersaram pelo mundo mas com o tempo fomos fixando datas para nos revermos e tem sido maravilhoso as histórias e lembranças que revivemos.
Um abraço
Osvaldo
É incrível como partlhamos momentos com amigos e pensamos que eles vão estar ali sempre pertinho da gente... Mas a vida ás vezes reservanos destas partidas e sem darmos por ela afastamo-nos... Se insistirmos bastante, acabamos por encontrar aqueles que com toda a sinceridade partilhou e fez parte da nossa vida!...
Fico feliz por te ver a encontrar os pedacinhos que faziam falta na tua vida!...
Beijinhos e muita força para esses teus projectos que marcam a tua ausencia aqui pelo mundo bloguistico!
Hi, I'm Bluegrass from Malaysia. Thanks to become my follower. Hope you will like my artwork. ~^^~
Amiga São
Fico muito contente por teres conseguido realizar os teus sonhos - encontrar pessoas com as quais tinhas perdido o contacto.
Não me admiro que te tenham recebido bem.
A menos que te tivesses tranformado numa outra pessoa, e fosses muito diferente do que és hoje - gentil, atenciosa, prestável - só podiam ficar felizes com o reencontro.
Amigos verdadeiros fazem falta, mesmo.
Uma boa semana.
Um beijo
Mariazita
Uma iniciativa linda e de coragem Fenix, que mostra a MULHER lutadora que és.
Adorei este testemunho!
Beijinhos,
Ana Martins
Como não consigo encontrar ninguém do passado, mudei de estratégia: disponibilizei-me para ser encontrado.
Todo sentimento precisa de um passado pra existir,a amizade não.
Ela cria como por encanto um passado que nos cerca,ela nos da a consciência de havermos vivido anos a fios com alguém que a pouco era quase um estranho, ela supre a falta de lembrança como espécie de mágica.
Bom dia.
beijooo.
Estou de volta!
Seria uma linda história se não fosse real...assim é um lindo sonho que se transformou em realidade.
É maravilhoso quando acreditamos na nossa força e poder.
Parabéns, és uma grande mulher!
Um abraço
canduxa
Belíssimo testemunho! Gostei de te ler e de saber que concretizaste o que tanto querias! Momentos na Vida em que equacionamos o que vale e não vale a pena. Beijos.
Quem procura, encontra!
Parabéns
Bjinhos
Em cada amigo fica sempre um bocadinho de nós, da nossa história, de momentos que ficam para sempre...
Que bom exemplo deixás-te aqui :)
Parabéns e obrigada por partilhares!
Enviar um comentário